Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 2.7/5 (15 votos)










Total de visitas: 2058
Expressão Plástica
Expressão Plástica

A Expressão Plástica no Jardim de Infãncia

 

 

 

Por vezes as crianças vão para casa com a bata cheia de tinta e com as mãos riscadas de marcadores.... Os encarregados de educação ficam muito admirados ou por vezes aborrecidos por os seus filhos irem sujos para casa.

 

As atividades no Jardim de Infância passam por diferentes aprendizagens.

 As crianças aprendem a mexer, a experimentar, a descobrir, e a atingir as suas dificuldades.

Assim o desenho, a pintura, o recorte, a colagem, mais algumas técnicas de Expressão Plástica, que são as mais utilizadas na Educação pré-escolar.

A Expressão Plástica pode ser tridimencional, por isso há a modelagem (de barro, plasticina, pasta de papel...) e o aproveitamento de materiais de desperdício (caixas de papel, frascos, tampas). A juntar a toda esa experiência há a imaginação infantil, um primeiro contacto com formas de manifestação artística, o prazer de realizar um trabalho.

Também é através da Expressão Plástica que, com prazer, é desenvolvida a motricidade fina na criança. A par da utilização dos materiais, começa a tentar representar o que lhe vai na mente. Através desta expressão a educadora tem alguma percepção do desenvolvimento da criança. De uma forma geral, no desenho, até aos 3 anos é a idade dos rabiscos. Só desta fase começa surgir a tentativa de desenhar a figura humana, que se limita à cabeça. Entre os 3 e os 4 anos a criança começa a desenhar o ser humano reconhecivel, com pernas e braços. Dos 4 aos 6 anos o desenho infantil começa apresentar a figura humana com mais detalhes.

A Expressão Plástica pretende dar incentivar à criança na "arte" de representar e comunicar.

 

 

 

 

 

 Topo